Semana de Oração 2016 e o diálogo da diversidade

Com o lema bíblico “Chamados e chamadas para proclamar os altos feitos do Senhor”, a Semana de Oração (SOUC) de 2016 convoca o povo de Deus para refletir sobre a diversidade religiosa. Abordando também as “ondas migratórias” que ocorrem hoje em todo o mundo, em que diferentes povos “sofrem as consequências das ocupações violentas em seus territórios”. “Muitas pessoas são obrigadas a deixar seus países por causa da intolerância religiosa e de explorações econômicas”.

Os movimentos migratórios expressivos durante o ano de 2015, e que seguem em 2016, “revelam uma face cruel da humanidade: as guerras e os fundamentalismos religiosos e econômicos que desrespeitam os direitos humanos”. O acolhimento e o diálogo são os pontos que unem os povos em torno da oração.

Trazendo a discussão para o Brasil, podemos contribuir muito para o debate visto que nossa sociedade é diversa e miscigenada, mas ainda assim enfrenta graves problemas como o racismo e a desigualdade social. Como podemos conviver com a diversidade de ideias e o respeito? É por isso que o tema da Semana da Oração pela Unidade Cristã convoca os “chamados e as chamadas” a “proclamar os altos feitos do Senhor“, ou seja, significa a “superação de toda e qualquer prática de intolerância e preconceito”.

Sobre a SOUC

“No hemisfério Norte, a SOUC é celebrada nos oito dias entre as Festas da Confissão (Cátedra) de São Pedro e Conversão de São Paulo (18 e 25 de janeiro). No hemisfério Sul, em geral, acontece na semana que antecede Pentecostes (festas litúrgicas que são profundamente significativas e simbólicas para as igrejas)”.

No Brasil, a Semana de Oração é motivada pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC), que também é responsável pela realização dos Cadernos de Oração, em parceria com o CEBI.

Como solicitar os Cadernos de Oração

O pedido dos cadernos são feitos apenas ao CONIC, nos contatos: fone/faz: (61) 3321 4034, email: conic@conic.org.br, site: www.conic.org.br.

O valor do livro com o frete incluso é de R$ 3,00. O depósito deverá ser feito para o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasl (Banco Bradesco, agência: 0606-8 Brasília/DF, conta poupança: 112888-4).

Fonte: CEBI Nacional