Lançamento do Relatório Anual “O Estado dos Direitos Humanos no Mundo 2015/2016″


A Anistia Internacional lança nesta quarta-feira (24), seu relatório anual ‘O Estado dos Direitos Humanos no Mundo’, apresentando um balanço dos direitos humanos em mais de 160 países, dentre ele, o Brasil.

“Milhões de pessoas estão sofrendo imensamente nas mãos de Estados e grupos armados, enquanto governos tratam a proteção aos direitos humanos como uma ameaça à segurança, ordem pública ou ‘valores’ nacionais”, declara Salil Shetty, Secretário-Geral da Anistia Internacional.

O relatório apresenta o estado dos direitos humanos em mais de 160 países, e um deles é o Brasil. Ainda teremos transmissão ao vivo pelo site da Anistia para aqueles que não puderem estar presentes no evento.

O ano de 2015 foi cruel para aqueles que se mobilizam em defesa dos direitos humanos e, ainda mais, para aqueles que tiveram seus direitos violados das mais diversas formas. Dentre tudo que vimos acontecer, estão os deslocamentos em massa de refugiados fugindo dos conflitos armados, a violência policial excessiva e desnecessária, cerceamento da liberdade de expressão e manifestação, torturas, prisões arbitrárias, a negação do direito à terra de populações tradicionais e legislações que impedem as mulheres de exercerem seus direitos reprodutivos e sexuais.

No entanto, nenhum dos casos foi aceito de forma passiva. Muito pelo contrário, em nossa última mobilização internacional, a Maratona Escreva por Direitos 2015, nos mais de 150 países e territórios onde a Anistia está presente, foram mais de 2,7 milhões de ações em defesa dos direitos humanos.

Acompanhe o lançamento mundial do nosso relatório nas redes sociais pela hashtag #AIR16 e nos canais da Anistia: