Jovens conectados: Brasil e Alemanha unidos na CFE 2016

A Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE) de 2016 será, pela primeira vez, realizada com alcance internacional, ou seja, ultrapassará as fronteiras nacionais. Isso se deve à parceria construída com a Misereor, entidade episcopal da Igreja Católica na Alemanha que trabalha, diuturnamente, na cooperação para o desenvolvimento na Ásia, África e América Latina.

Também somam esforços na CFE a Igreja Católica (CNBB), Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB), Igreja Presbiteriana Unida (IPU), Igreja Sírian Ortodoxa de Antioquia (ISOA), Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular (Ceseep), Visão Mundial, Aliança de Batistas do Brasil.

Juventudes em ação!

Com o objetivo de mobilizar as juventudes brasileira e alemã, os organizadores da Campanha estão propondo a realização de duas ações.

A primeira é um concurso de musica sobre o tema da Campanha "Casa Comum, nossa responsabilidade". Para participar, as pessoas interessadas deverão compor uma música, focando o tema "Direito e Justiça". Importante: o ritmo musical é livre, no entanto, a composição deverá ser inédita e gravada numa produção caseira e amadora, que deverá ser enviada aos organizadores nesse link.

Das músicas recebidas, serão escolhidas, por um júri especial, cinco músicas da Alemanha e cinco do Brasil. Os videoclipes selecionados serão premiados com a gravação de sua música em um estúdio profissional. Será criado um álbum com as dez canções vencedoras. O álbum poderá ser baixado em plataformas online comuns.

A segunda ação conjunta entre as juventudes é um concurso de fotografias sobre o tema "Direito e Justiça". A proposta é que jovens registrem fotograficamente quais direitos são importantes para que crianças, adolescentes e jovens tenham vida digna. Importante: orientar-se na Convenção sobre os Direitos da Criança da ONU, disponível em https://www.unicef.pt/docs/pdf_publicacoes/convencao_direitos_crianca2004.pdf. As fotografias podem ser carregadas neste link.

Ao final, serão selecionadas três fotografias do Brasil e três da Alemanha. As fotografias selecionadas receberão uma cesta com produtos do Comércio Justo.

Veja aqui as condições para participar dos concursos de música e fotografia: www.jugendaktion.de/pt-br

Parceria

No Brasil, participam dessa ação: Rede Ecumênica da Juventude, Pastoral da Juventude, MJPOP e Rede Fale.

Fonte: CONIC