Formação Bíblica: o Evangelho da Comunidade de João - 2015

O Centro de Estudos Bíblicos - CEBI-ES - realizou no dia 25 de abril, de 08h30 às 16h30, em sua sala, em Vitória, mais um encontro de Formação Bíblica. O conteúdo principal foi o Evangelho da Comunidade de João ou Evangelho do discípulo amado.

O Encontro aconteceu com de 35 participantes vindos da região metropolitana de Vitória e Castelo (interior do estado), que puderam inicialmente, resgatar a realidade vivida por sua Comunidade de Fé, bem como a relação com outros grupos religiosos e da sociedade onde estão inseridos.

Num segundo momento houve uma introdução sobre o Evangelho da Comunidade Joanina, com um vídeo que retrata o tempo, seus personagens, conflitos e a espiritualidade que fortalecia a Comunidade. Os participantes puderam conhecer e aprofundar um pouco mais da realidade da Comunidade do discípulo amado, também através dos textos bíblicos específicos da Comunidade Joanina, sendo alguns dos principais sinais que o Evangelho traz registrado. 

Um terceiro momento foi a apresentação de uma visão geral do Evangelho da Comunidade Joanina reforçando cada um dos aspectos já trabalhados, além de buscar responder as dúvidas levantadas, sempre ligando com a realidade de cada uma das Comunidades que ali se faziam representar.

Ao final foi feita uma avaliação geral do encontro, o convite para o Encontro de Preparação para o Mês da Bíblia que acontecerá em 22 de agosto na Sala do CEBI-ES. O Mês da Bíblia da Igreja Católica, neste ano de 2015 trabalhará também o Evangelho da Comunidade de João. 

Dessa maneira o estudo deste Evangelho ficará completo, pois os capítulos: Jo 2 (Bodas de Caná) e Jo 13 (o Lava-pés) já foram trabalhados junto com a Campanha da Fraternidade 2015. E o capítulo Jo 4 (a Samaritana) é o assunto principal da Semana de Oração pela unidade dos Cristãos - 17 a 24 de maio de 2015.

Uma oração final fechou o encontro e as pessoas voltaram para as suas comunidades renovadas pela esperança de saber que "não somos nós que lemos a Bíblia, mas é a Bíblia que lê a nossa vida" - como diz o Frei Carlos Mesters. Amém!

Clique aqui e veja as fotos desse estudo.

Pe. Manoel David Neto 
Equipe de Divulgação e Redação de Círculos Bíblicos