Violência mata 3.800 pessoas por dia

Todos os anos, cerca de 1,4 milhões de pessoas morrem por causa da violência . A Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou recentemente atualizou o Relatório Mundial sobre a Prevenção da Violência números . Segundo a instituição , embora as taxas são bastante elevadas , é possível prevenir a violência e reduzir o seu impacto , especialmente se as estratégias são direcionadas para as causas subjacentes, como a baixa escolaridade , problemas familiares, concentração de pobreza, desemprego e normas sociais que apoiam a violência.

Para cada um desses 1,4 milhões de pessoas que morrem , o documento destaca que muitos outros estão feridos e com a saúde física , sexual, reprodutiva e mental. Além disso , a violência é um pesado fardo sobre as economias dos países , e que milhares de milhões de dólares por ano de custos nos cuidados de saúde , aplicação da lei e da perda de produtividade.

Total de mortes por ano até 3800 mortes por dia , constituindo uma séria de saúde pública , direitos humanos e desenvolvimento , segundo a OMS . De todas as mortes , 58% são suicídios, 36% por terceiros e causado por 6% , como resultado direto de guerras e outras formas de lesões violência coletiva .

O relatório também revela que 90% das mortes por violência ocorrem em desenvolvimento de baixa e média . "Os países com maiores níveis de desigualdade econômica tendem a ter maiores taxas de mortalidade por violência, e dentro de cada país, as maiores taxas correspondem às pessoas que vivem nas comunidades mais pobres . Para cada morte há dezenas de internações, centenas de consultas nos serviços de emergência e milhares de consultas médicas " , afirma a partir da Organização.

A violência afeta principalmente jovens e economicamente produtiva . As taxas de homicídio e suicídio , em particular, incluir os homens entre 15 e 44 anos de idade . Para cada jovem que morre , há cerca de 20 a 40 pessoas sofreram ferimentos que necessitaram de tratamento hospitalar , e para cada um que existem cerca de 100 tentativas de suicídio.

O impacto da violência sobre os cuidados de saúde não se limita a uma lesão física. Há também outros efeitos a longo prazo , tais como transtornos mentais , depressão, tentativas de suicídio, síndromes de dor crônica , gravidez indesejada, infecções por HIV / AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis. Crianças vítimas de violência estão em maior risco de abuso depois de álcool e outras drogas , para se tornarem fumantes e comportamentos sexuais de risco .

OMS diz que os programas escolares de prevenção da violência são benéficos para tentar reduzir o problema , bem como fomentar as relações familiares positivas , programas comunitários de prevenção da violência e as iniciativas sociais para reduzir o consumo de álcool, armas de fogo e combate desigualdades econômicas e de gênero

Fonte: ADITAL


Compartilhe nas Redes Sociais