OUTUBRO ROSA


OUTUBRO ROSA NO MUNDO
O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.
A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade (www.komen.org).


A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e etc. surgiu posteriormente, e não há uma informação oficial, de como, quando e onde foi efetuada a primeira iluminação. O importante é que foi uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar, bastando apenas adequar à iluminação já existente.
A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em torno de tão nobre causa. Isso faz que a iluminação em rosa assuma importante papel, pois tornou-se uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo.

OUTUBRO ROSA NO BRASIL
A primeira iniciativa vista no Brasil em relação ao Outubro Rosa, foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), situado em São Paulo-SP. No dia 02 de outubro de 2002 quando foi comemorado os 70 Anos do Encerramento da Revolução, o monumento ficou iluminado de rosa "num período efêmero" como relembra o secretário da Sociedade Veteranos de 32 - MMDC, o Coronel PM (reformado) Mário Fonseca Ventura.
Essa iniciativa foi de um grupo de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama, que com o apoio de uma conceituada empresa europeia de cosméticos iluminaram de rosa o Obelisco do Ibirapuera em alusão ao Outubro Rosa.
         Em outubro de 2008, diversas entidades relacionadas ao câncer de mama iluminaram de rosa monumentos e prédios em suas respectivas cidades.
          Em outubro de 2009, se multiplicam as ações relativas ao Outubro Rosa em todas as partes do Brasil. Novamente as entidades relacionadas ao câncer de mama e empresas se unem para expandir a campanha.
 outubrorosa.org.br

OUTUBRO ROSA NO ESPÍRITO SANTO
Em sua terceira edição, a campanha Outubro Rosa 2012 - Um toque pela vida,  terá um destaque especial este ano, por ser tratar do aniversário de 60 anos  da Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer - Afecc, organizadora do evento. A ação tem por finalidade principal despertar o interesse da população capixaba para a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer, aumentando assim, a expectativa de cura.
Para chamar a atenção da sociedade, durante todo o mês de outubro várias ações serão realizadas pela Afecc, em todo o Espírito Santo.  Um dos pontos altos da campanha é a iluminação de rosa dos principais monumentos públicos e pontos turísticos do Estado, cor que representa a luta contra o câncer de mama.
Outro ponto de grande importância  para o movimento é a parceria entre a Afecc e os  órgãos públicos que são estimulados a fazer atendimento estendido nas unidades de saúde do município, oferecendo exames gratuitos a um número maior de pessoas. Além disso,  também fazem parte das ações, a venda de camisas e bonés, como forma de propagar a campanha.
 O Outubro Rosa é encerrado no final do mês com uma grande caminhada em Vitória, que mobiliza a sociedade. No ano de 2011, a entidade conseguiu impactar mais de 3 mil pessoas. Esse ano, o que se espera é aumentar esse número e mostrar cada vez mais a importância da prevenção.